Ao criar uma rede local, tem a vantagem de se poder elaborar determinadas funções, tais como:
- a transferência de arquivos;
- partilhar a impressora, discos rigidos, etc.
- mobilização dos computadores, no caso de serem portáteis;
- bem como estarem várias pessoas a jogarem em cadeia.
REDES PONTO-POR-PONTO
As redes ponto por ponto, são adequadas para funcionarem em rede, para o máximo de dez computadores, em que não existem servidores dedicados.
Neste tipo de rede todos podem utilizar e partilhar os recursos, operando de igual forma, actuando como cliente e servidor ao mesmo tempo, sendo chamados de pontos ou nós da rede. A figura de um administrador não é necessária ficando essa tarefa a cargo de cada utilizador. Eles determinam quais os dados do seu computador que serão partilhados na rede.
Características:
- Não há um servidor dedicado.
- Os nós são ao mesmo tempo cliente e servidor.
- Não há a figura de um administrador responsável pela rede.
- Fácil implementação.
- O controlo de acesso à rede não é centralizado.
- A segurança não é uma preocupação.
- Pouca possibilidade de crescimento.
- A medida que a rede cresce, a performance diminui.
Redes baseadas em servidor
Redes baseadas em servidor são voltadas para redes acima de 10 computadores. Possui um ou mais servidores dedicados. Por dedicado entende-se que eles não são clientes e são optimizados para atender os pedidos da rede rapidamente e além disso garantem a segurança de arquivos e directórios. Os recursos partilhados estão centralizados e há um maior controle do nível de acesso sobre os mesmos. Há um controle de acesso do utilizador e o que ele pode fazer na rede.
Tipos de Servidores
Um servidor faz exactamente aquilo que o seu nome indica, ele fornece recursos aos clientes da rede, isto é "serve-os".
Um servidor é uma máquina bastante potente que corre software, que controla e mantêm toda a rede. Este software é conhecido como "sistema operativo de rede", sendo um dos mais conhecidos o microsoft windows 7.
Os servidores são especializados para executarem uma determinada tarefa, isto apesar de poderem controlar e executar várias funções dentro da rede. No entanto conseguimos tirar melhor partido da performance do servidor caso ele seja dedicado a uma só tarefa.
Alguns Exemplos de Servidores
- Servidor Proxy- Servidor que actua como um cache, armazena páginas da internet récem-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.
- Servidor de arquivos- Servidor que armazena arquivos de diversos utilizadores.
- Servidor de fax- Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da rede.
- Servidor web- Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.
- Servidor de e-mail- Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio electrónico.
- Servidor de impressão- Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.